sábado, 19 de janeiro de 2013

Técnico do Pesqueira reúne amigos para conquistar 1º turno do Estadual



Treinador Humberto Santos, que jogou como zagueiro, chamou ex-colegas de times para montar equipe e aposta na camaradagem para conquistas
técnico Humberto Santos montou o elenco do Pesqueira para o Campeonato Pernambucano na base da “camaradagem”. Quinze jogadores do grupo formado por 26 atletas atuaram com o treinador quando ele ainda era zagueiro. A possibilidade de reeditar a parceria, ainda que de outra forma, serviu de chamariz para que parte dos jogadores aceitasse a proposta do amigo para defender a Águia do Agreste. O ex-defensor do Náutico e do Santa Cruz fez questão de usar a amizade a seu favor na hora de contratar.
- Reuni gente de confiança, que tinha jogado comigo. Grande parte dos jogadores foi meu companheiro até me aposentar no início de 2012. Tive muita sorte de contar com esses atletas. Lógico que o fato do Pesqueira pagar o salário corretamente influenciou, mas o ponto inicial para esses jogadores aceitarem a proposta do clube partiu da minha relação com eles.
Pesqueira (Foto: Lula Moraes/Globoesporte.com/PE)Técnico do Pesqueira reuniu ex-colegas de tima para montar equipe (Foto: Lula Moraes/Globoesporte.com)
Humberto está com 38 anos e é um jovem treinador que tenta a segunda oportunidade na nova carreira. Começou no Ceo (Alagoas), logo após se aposentar. Depois disputou a segunda divisão e conquistou o acesso para a Série A1 do Pernambucano à frente do Pesqueira. Boleiro, o ex-zagueiro-artilheiro, como era conhecido, é brincalhão, mas garante que sabe se impor.
- Já cheguei a afastar três jogadores por indisciplina na reta final da Série A2, em 2012. Brinco com os jogadores, me misturo, mas na hora do trabalho, ajo como profissional - disse Humberto, que costuma fazer trotes com a comissão técnica para pregar peças nos atletas.
Dos "parceiros" de Humberto, o Pesqueira tem uma lista de jogadores experientes e conhecidos no futebol pernambucano. Entre eles, estão os goleiros Geday (ex-Ypiranga) e Ibson (ex-América), os zagueiros Bebeto (ex-Santa Cruz e Central), Oséas (ex-Olinda) e David (ex-América), e o atacante Thomas Anderson (ex-Santa Cruz).       
Bebeto zagueiro do Pesqueira (Foto: Lula Moraes/Globoesporte.com/PE)Bebeto, zagueiro do Pesqueira, é amigo do técnico
(Foto: Lula Moraes/Globoesporte.com)
- Humberto disse que se ele saísse de Alagoas me levaria. Cumpriu a promessa. É um bom amigo e um grande treinador. Admito que é mais fácil lidar com o zagueiro Humberto do que o técnico Humberto Santos, pois agora existe uma hierarquia, ele precisa ser mais comedido, apesar de continuar brincalhão. Mesmo assim é o comandante, o xerifão e as brincadeiras que fazíamos não podemos repeti-las no Pesqueira - disse o atacante Neto Bala, que atuou e foi treinado pelo ex-defensor em 2011 e 2012, quando ambos estavam no Ceo.
É na base da camaradagem que Humberto espera recuperar a carreira de vários jogadores. É o caso de Thomas Anderson, que já foi promessa do Santa Cruz e aos 24 anos é referência do ataque do Pesqueira. O jogador espera voltar a vestir uma camisa de maior peso. O treinador ainda cita o goleiro Geday o zagueiro Bebeto.
- Tenho jogadores de valor no elenco. A maioria já passou por grandes clubes e está no Pesqueira para essa reafirmação e para dar a volta por cima na carreira. Temos Geday, que é um grande goleiro e já disputou prêmio de melhor do Pernambucano com Magrão, do Sport. Thomas Anderson demorou para explodir no Santa Cruz e acabou perdendo espaço, mas sei a capacidade que ele tem. É um atacante perigoso. Bebeto veio para me ajudar a dar mais experiência para a equipe.
Humberto - Pesqueira (Foto: Lula Moraes/Globoesporte.com/PE)Humberto conversa com presidente do Pesqueira
no campo (Foto: Lula Moraes)
Apostando em medalhões, o Pesqueira estreia contra o Belo Jardim, no seu mando de campo, mas ainda sem lugar definido já que o estádio Joaquim de Brito está com o gramado em péssimas condições. Como o Santa Cruz e o Sport estarão disputando a Copa do Nordeste, entrando no estadual apenas na segunda etapa, a Águia Agrestina aposta na maior chance de conquistar o primeiro turno e uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano.
- Jogaremos visando o título do primeiro turno. Com Sport e Santa Cruz fora, sobrou o Náutico como o único franco favorito, o que dá mais chances aos times do interior. São oito contra um. Acredito que temos condições de chegar lá - finalizou Humberto Santos.
Time base 3-5-2: Geday; David, Stanley e Bebeto; Deizinho, Diogo, Jânio, Brown e Cal; Jonathan e Thomas Anderson.
Times do Pesqueira (Foto: Lula Moraes/Globoesporte.com/PE)Time do Pesqueira treina para conquistar primeiro turno (Foto: Lula Moraes/Globoesporte.com)Por Lula MoraesPesqueira, PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário