sábado, 26 de janeiro de 2013

VEJA REPORTAGEM DA ABTV FALANDO SOBRE O JOGO DO PESQUEIRA CONTRA O CENTRAL

Período de muito ensaio para as atrações que vão animar Carnaval de Pesqueira

Conhecido nacionalmente, o Carnaval de Pesqueira injeta milhões de reais todos os anos na economia local, favorece a criação de empregos temporários e dá a oportunidade de geração de renda.

Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, o Carnaval oficial de Pesqueira, tem atrações para todas as idades. As principais são os desfiles de blocos tradicionais (Lira da Tarde, Cambinda Velha, Caiporas e Catraias), o Baile Municipal, banhos de rua, os shows musicais, a alegria contagiante do frevo na Praça Dom José Lopes, o Quartel General da Folia.
O Carnaval de Pesqueira terá um diferencial a mais que vai movimentar toda a região. É que a Secretaria de Educação do Governo do Estado, em conjunto com a prefeitura de Pesqueira, realiza na quinta-feira (07) à tarde, a quinta edição do bloco dos estandartes, evento que reúne jovens de mais de 138 cidades pernambucanas.
O desfile acontecerá nas ruas do município de Pesqueira, e contará com a presença de mais de quatro mil estudantes das 237 escolas de referência em ensino médio e escolas técnicas estaduais.
A rede hoteleira já está lotada, mas é possível ainda encontrar vagas nas pousadas ou nas casas que são alugadas durante a temporada em Pesqueira. O multicolorido e a diversidade de ritmos do Carnaval de todas as culturas podem ser vistos principalmente nas ruas, nos blocos e nas agremiações tradicionais, que levam irreverência e alegria para os foliões.
Outro diferencial na folia de Pesqueira são os camarotes e as arquibancadas, afixadas democraticamente na Praça Dom José Lopes. Nesse ano, a Secretaria de Turismo destina um amplo camarote para os portadores de necessidades especiais.
E é de lá que as pessoas podem assistir aos desfiles dos blocos e das escolas de samba, além de praticamente se inserir no maior bloco de Carnaval do Agreste, o Lira da tarde, que arrasta milhares de foliões por mais de dez ruas e superlota a principal praça da cidade. O lira da tarde completa 85 anos neste carnaval.
Conhecido nacionalmente, o Carnaval de Pesqueira injeta milhões de reais todos os anos na economia local, favorece a criação de empregos temporários e dá a oportunidade de geração de renda para o pequeno investidor, além da movimentação financeira no comércio, na rede hoteleira e para os artesãos e pequenos fabricantes de renda, doces e licores caseiros.
Caiporas: a tradicional troça desfila há mais de 50 carnavais. Os moradores mais antigos dizem que o personagem surgiu a partir da lenda das tochas sobrenaturais que existiam na região e apareciam misteriosamente em cima das árvores assustando os caçadores do município. Essa criatura horripilante levou o nome de caipora.
Dona Helena assumiu a função de organizar o bloco desde que o marido, Seu João Justino, fundador do bloco morreu. A última vez que ele desfilou foi em 2007. Nos 2 anos seguintes, o filho dele comandou a festa. Há 29 anos a garagem de dona helena serve como sede do bloco, agora começou a confecção das roupas dos caiporas, e ela ajuda. A máscara é de estopa, há um terno e também uma calça.
DO ABTV






Nenhum comentário:

Postar um comentário