terça-feira, 19 de março de 2013

Artilheiro dos gols contra' espera dar a volta por cima no Pesqueira



Zagueiro David começou 2012 ao lado de Larissa Riquelme e terminou como destaque negativo do rebaixado América. Agora quer apagar má fama

Por Lula MoraesPesqueira, PE
Comente agora
Larissa Riquelme - América-PE (Foto: Aldo Carneiro)

zagueiro David não teve uma boa apresentação na mídia durante o Campeonato Pernambucano 2012. Apesar do início promissor quando foi garoto-propaganda do América ao lado da paraguaia Larissa Riquelme, a cada rodada do lanterna do estadual do ano passado, o nome de David era vinculado a notícias negativas. Fosse nos dois gols contra que marcou (artilheiro negativo da competição), nas duas expulsões, ou na formação da pior defesa da competição, vazada em 49 oportunidades, sendo figura constante nas fotografias e imagens dos gols adversários. Para o estadual 2013, David quer passar uma borracha no passado e refazer a visão dos torcedores sobre o seu futebol. Agora defendendo o Pesqueira, ele promete um novo roteiro para a sua carreira.
David - Pesqueira (Foto: Lula Moraes)No Pesqueira, zagueiro David trabalha para apagar a má fama que ganhou no América (Foto: Lula Moraes)


- Reconheço que não fui bem no Pernambucano de 2012. De tanto querer acertar, acabei errando feio em vários momentos. Não sou aquele zagueiro atrapalhado do estadual, foi um momento ruim que tive. Espero que, com o Pesqueira, eu mude a minha imagem diante das pessoas. Quero ser lembrado como um zagueiro forte, que sabe marcar, e não como o do América de 2012. As pessoas têm memória fraca e só lembrarão da temporada 2013.
David foi um dos símbolos negativos da fraca campanha do América,  rebaixado faltando três rodadas para o fim da fase classificatória. Foi muitas vezes gozado por populares nas ruas de Paulista, cidade que foi sede do América em 2012. Extremamente tranquilo, David disse não se alterar com as provocações.
- Passava na rua e os torcedores gritavam vários apelidos, entre eles "artilheiro dos gols contra" e "matador". Zombavam mesmo, riam alto. Não respondia, pois acabaria me igualando a essas pessoas e mesmo assim não me afetavam. Sou tranquilo demais para isso - revelou o defensor, que balançou as redes do próprio time nos embates contra o Central e o Belo Jardim
As provocações diminuíram com um jogo considerado especial por David. Na 13ª rodada do Pernambucano, o lanterna América enfrentou o poderoso Náutico no Ademir Cunha. Saco de pancadas da competição, o Mequinha terminou a partida com um surpreendente empate com os alvirrubros por 2 a 2.
- O Náutico estava vencendo por 2 a 1, seria mais uma derrota da gente no estadual, quando tivemos um escanteio a nosso favor. Na cobrança, a bola sobrou no meu pé e eu completei para dentro do gol. Empatamos a partida em 2 a 2 , com um gol meu, a favor do América. Foi muito bom, pois esse lance bastou para amenizar as críticas. As provocações pararam.
Humberto - Pesqueira (Foto: Lula Moraes/Globoesporte.com/PE)David tem o apoio do técnico Humberto Santos,
ex-companheiro de zaga (Foto: Lula Moraes)
Mesmo com a paz parcialmente selada após o empate com o Náutico, as más atuações prejudicaram a carreira de David, que ficou desvalorizado no mercado. Aos 29 anos, talvez estivesse sem clube se não fosse a amizade com o técnico do Pesqueira, Humberto Santos. Companheiro do período em que formaram a defesa do Olinda, pela Série A2 do Pernambucano 2010, o treinador fez questão de contar com David na Águia. Foi um acordo de ganhos mútuos, já que o Pesqueira não tinha dinheiro para contratar outros jogadores e o defensor não era considerado um bom reforço.
- David fez um Pernambucano horrível e conseguimos recuperar o futebol e a autoestima dele. O contratamos para a Série A2, no segundo semestre do ano passado e ele foi eleito um dos melhores zagueiros do acesso. Joguei com David no Olinda e sabia das qualidades dele,  por isso o trouxe - explicou Humberto Santos.
Mas David não ficou marcado apenas negativamente com a camisa do América. Em 2011, fez uma boa temporada sob o comando do treinador Paulo Júnior, evitando o rebaixamento naquela ocasião. E em 2012, antes da bola rolar, foi coadjuvante de luxo num dos eventos mais comentados da pré-temporada, a apresentação da camisa do Mequinha, com a modelo paraguaia Larissa Riquelme desfilando com o padrão alviverde. A musa da Copa do Mundo 2010 causou frisson na sua passagem por Recife e, por ser boa pinta, David foi escolhido para ser o garoto-propaganda do evento, ao lado de Larissa.
David começou 2012 abraçando Larissa Riquelme na apresentação dos uniformes do América. Terminou como o "artilheiro dos gols contra" e com o time rebaixado para a segunda divisão. (Foto: Aldo Carneiro)

- Algumas pessoas me reconhecem como David, o jogador de Larissa Riquelme. Em várias partidas, quando os times estavam entrando em campo, os árbitros vinham me cumprimentar e perguntavam por ela. "Cadê Larissa?", brincavam.
Fã de outra figura ilustre do Paraguai, o ex-zagueiro Gamarra, David espera uma grande temporada em 2013 defendendo o amarelo e azul do Pesqueira.
- Nosso objetivo primordial é ficar na elite, pois conseguimos o acesso no ano passado e a primeira participação é sempre difícil. Temos um grupo unido, de qualidade, e podemos surpreender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário